Conceitos Fundamentais de Marketing
Importância e aplicabilidade
O mercado empresarial está em constante mudança e evolução, o que coloca grandes desafios às organizações que para serem capazes de competir neste mercado e serem bem sucedidas precisam de dar resposta às necessidades da própria organização (dirigentes e colaboradores), dos clientes e da comunidade em geral.
Cada empresa / entidade deve ser considerada um caso individualizado, devendo cada uma, de forma criativa, encontrar as soluções que mais se adequem à sua realidade, tendo em conta a sua estratégia organizacional.
Nesse sentido, o marketing é hoje importante numa ótica empresarial que permita às organizações dar resposta às necessidades e competir neste mercado em constante mudança, mas também numa perspetiva pessoal, uma vez que cada pessoa deve explorar o melhor de si e saber como se posicionar enquanto profissional nesta realidade.
Questões a abordar
Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões:
- O que significa Marketing?
- Como evoluiu o conceito de Marketing?
- Quais são os objetivos do Marketing?
- Quais são os principais tipos de Marketing?
- O que são os Ps e o que significam os 7 Ps?
- Quais são as bases para a definição de uma estratégia de marketing?
- Que tipo de consumidores existem no mercado atual?
Destinatários
Todos os interessados.
Duração
6 horas
Metodologia
Formação e-learning.
Avaliação
Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação:
- Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)
- Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão)
- Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso).
A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.
Certificação
A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação.
Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.