Gestão de Reclamações

Importância e aplicabilidade

A resolução atempada de uma reclamação contribui para a satisfação do cliente. A gestão de reclamações permite às empresas reduzir o número de reclamações, minimizar o impacto negativo na relação com o cliente e recuperar e fidelizar os clientes. Por isso, a empresa deve assumir a política de gestão de reclamações como uma responsabilidade crítica.

Questões a abordar

Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões: 

  • Qual é a diferença entre a insatisfação, a queixa e a reclamação? 
  • Porque é que surgem as reclamações?
  • Como é que se caracteriza o comportamento reclamante? 
  • Como deve ser feito o registo e o tratamento das reclamações?
  • Quais são as técnicas de atendimento e acompanhamento das reclamações?



Destinatários

Pessoas com funções nas áreas de serviço de apoio a clientes, serviço de assistência técnica, comercial, qualidade, serviço pós-venda, bem como outros profissionais envolvidos no processo de reclamações de clientes. Outros interessados nesta temática. Recomenda-se a frequência prévia dos cursos: “Técnicas de atendimento”.



Duração

3 horas

Metodologia

Formação e-learning.

Avaliação

Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação: 

  • Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)​
  • Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão)
  • Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso).

A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.

Certificação

A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação. 

Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.

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