Gestão de Stress no Trabalho
Importância e aplicabilidade
O stress relacionado com o trabalho é uma das questões que maiores desafios apresenta na sociedade atual. Este tem um impacto negativo significativo na saúde das pessoas, organizações e economias nacionais. A gestão de stress pode ser definida como a capacidade de se antever tensões, identificar as fontes e impedir o crescimento de desacordos, encontrando soluções satisfatórias para todas as partes envolvidas no ambiente organizacional, sendo um bom investimento para as entidades empregadoras e um imperativo legal estabelecido em normativos comunitários e nacionais.
Questões a abordar
Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões:
- O que se entende por stress e quais os seus principais sintomas?
- Como identificar o stress associado às condições de trabalho?
- Qual o impacto do stress na produtividade das empresas?
- Quais são os riscos psicossociais relacionados com o stress no trabalho?
- Como proceder de modo a prevenir os riscos psicossociais associados ao stress?
Destinatários
Todos os interessados.
Duração
3 horas
Metodologia
Formação e-learning.
Avaliação
Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação:
- Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)
- Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão)
- Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso).
A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.
Certificação
A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação.
Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.