Acolhimento e Integração (Onboarding)
Importância e aplicabilidade
Assim que surgiu o discurso da influência da estratégia na obtenção de vantagens competitivas, este foi adotado em múltiplas áreas. A gestão de recursos humanos não foi exceção.
A Gestão de Recursos Humanos (GRH) ambiciona assim uma posição estratégica na empresa, procurando um lugar para a função nos conselhos de administração e uma participação ativa na definição da estratégia de negócio, com o objetivo de tornar os RH numa função de importância equivalente à demais (produção, finanças, marketing, estratégia, …).
Uma das actividades da GRH que mais tem contribuído para esta diferenciação é o processo de acolhimento e integração (ou onboarding) de novos colaboradores, na medida em que o sucesso de um novo colaborador na empresa depende em grande medida da sua socialização e adaptação à cultura desta. Para ser bem sucedido, o onboarding deverá ser pensado de modo a permitir que os novos colaboradores se sintam confortáveis e valorizados como membros da equipa, contribuindo para um ambiente de trabalho positivo e para a lealdade deste para com a organização.
Questões a abordar
Neste curso iremos dar resposta às seguintes questões:
- Quais são os principais fatores de mudança na gestão de recursos humanos?
- Que papéis são assumidos atualmente pela gestão de recursos humanos?
- O que se entende por gestão estratégica de recursos humanos?
- Qual a importância dos programas de acolhimento e integração na socialização de novos colaboradores?
- O que distingue as principais políticas de socialização?
- Quais são as vantagens, quer para as organizações quer para os colaboradores, do processo de acolhimento e integração?
- Como organizar e o que falar no dia do acolhimento?
- No que consiste o enquadramento funcional?
- O que se entende por gestão de desempenho e como estabelecer padrões de desempenho?
- Qual a finalidade do manual de acolhimento das organizações?
Destinatários
Colaboradores que desempenham funções na área de Recursos Humanos. Outros interessados.
Duração
3 horas
Metodologia
Formação e-learning.
Avaliação
Ao longo do curso irá deparar-se com três tipos de avaliação:
- Avaliação diagnóstica (teste de diagnóstico incluído no Módulo 0 de cada curso)
- Avaliação formativa/contínua (no final de cada sessão)
- Avaliação sumativa (teste de avaliação final disponível após concluídos 75% do tempo total do curso).
A classificação final do curso será o resultado obtido no teste de avaliação final.
Certificação
A certificação no curso exige a permanência na plataforma de, pelo menos, 75% do tempo total do curso, a aprovação no teste de avaliação final (mínimo 10 valores) e o preenchimento do questionário de satisfação da formação.
Após o cumprimento destes critérios, os formandos obterão um Certificado de Formação Profissional emitido pela Plataforma SIGO (GEPE – Ministério da Educação), tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho.